Nas estratégias de conteúdo captar a sua atenção é essencial.
A produção de conteúdo é essencial para conseguir gerar valor, fidelidade e interesse. Além de ser mais barata que uma mídia paga.
Vamos entender como criar boas estratégias para produção de conteúdo Pois isso é o que vamos apresentar para você agora!
Todos os dias somos inundados com uma avalanche de conteúdo, que chega pelas redes sociais ou pelos meios de comunicação. É um volume tão alto de informações que acabamos filtrando o que vamos parar para dar atenção.
Bom, da mesma forma que você escolhe o que vai ler ou assistir, seu cliente faz o mesmo. Então, como produzir um conteúdo interessante e, principalmente, que motiva o público a consumir na sua loja? Boa leitura.
Como produzir conteúdo que chama atenção:
Para produzir conteúdo que realmente chame a atenção e impulsione seu e-commerce, é essencial dominar as estratégias para produção de conteúdo. Comece definindo sua persona, orientando a escolha de temas, tom de voz e canais de divulgação.
Por exemplo, um e-commerce de bijuterias finas pode abordar dicas de limpeza no Instagram, direcionando a cliente para a loja ou um blogpost detalhado.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de bijuterias finas seu público provavelmente quer saber como limpar as peças.
Esse, então, pode ser um assunto abordado em um post de Instagram, direcionando a cliente para a sua loja ou para um blogpost com o passo-a-passo detalhado.
Tudo vai depender do que funciona melhor para a sua audiência. E o único modo de saber se determinado formato vai trazer engajamento é testando.
Por isso, conheça a fundo a sua clientela e esteja atento às possíveis mudanças de público ao longo do processo. Com o tempo, você vai precisar desenhar uma nova persona e isso exige uma adequação da linguagem, sem é claro fugir da identidade da sua marca.
Também não esqueça de sempre incluir uma chamada para a ação (CTA) ao final de um texto, já que a ideia é direcionar o consumidor para o seu produto.
Como gerar conteúdo de forma eficiente?
Como já citamos acima, há alguns espaços online onde o seu conteúdo pode estar para alavancar as ações de marketing do seu e-commerce.
Mas, antes de listar as opções, temos que lembrar que você só deve publicar conteúdo onde o seu público está. Afinal, vamos sempre bater na tecla que tudo deve girar em torno do seu cliente.
Blog como uma das estratégias para produção de conteúdo
O blog traz a liberdade de publicar seu conteúdo em uma página própria, que deve estar atrelada à sua loja virtual. Nele, você pode explorar as pautas relacionadas ao seu nicho, puxando o foco para algum produto do seu catálogo.
Para levantar os temas, você pode recorrer ao Google Trends ou Analytics para pesquisar as discussões em alta. Mas, lembre de escrever de um modo que o texto não fique datado, para que ele faça sentido mesmo daqui um ou dois anos.
Por falar em tempo, você precisa definir uma estratégia de publicação. Isso faz com que os clientes percebam que você está ativo, além de mostrar para os mecanismos de busca que o seu conteúdo é relevante.
E ainda, o blogpost demonstra que conhece o mercado e é especialista no que vende.
Redes sociais como uma das estratégias para produção de conteúdo
Todo esse conteúdo mais elaborado do blog pode, e deve, ser divulgado nas redes sociais. Assim, você leva tráfego para o seu blog e direciona a audiência para o seu e-commerce.
Esse é um ciclo valioso no marketing de conteúdo, uma vez que essa ligação dos diversos canais é uma boa prática de SEO (isso é assunto para outro post).
Mas não só de divulgação de blogpost vão viver suas redes sociais.
Por lá o terreno está aberto para a divulgação de produtos, lançamentos, descontos, campanhas de datas sazonais, entre outros tipos de postagens. Já o formato do conteúdo (texto, vídeo, imagem, áudio) e a rede escolhida (Instagram, Facebook, Linkedin) também estão ligados ao que o seu cliente espera de você.
Além disso, a interação com o público nas redes é imediata, então reserve um tempo para ouvir os seus clientes. Essa comunicação é essencial e traz bons insights, que podem render os próximos passos para a criação de conteúdo.
E-mail marketing como uma das estratégias para produção de conteúdo
Não, o e-mail marketing não morreu e ele deve contribuir para a divulgação do seu conteúdo. Aqui, você vai trabalhar com os leads que já fazem parte da sua base, segmentando o conteúdo certo para cada grupo.
Uma das formas de enviar o seu material é dentro de uma Newsletter semanal, quinzenal ou mensal. Busque estabelecer um dia e horário fixos e uma ferramenta de CRM para agendar o disparo, e assim não abarrotar a caixa de entrada do seu cliente. Lembre-se: no meio de tanta informação, o consumidor pode escolher qual e-mail abrir, então, seja mais direto para ter resultados efetivos.
Agora que você sabe a importância da produção de conteúdo, é hora de planejar suas estratégias. Comente se precisar e ajuda.
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