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Gatilhos Mentais: saiba como usar no Marketing Digital

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Gatilhos Mentais

Gatilhos Mentais: saiba como usar no Marketing Digital

Denis Strum

Denis Strum

Diretor da vertical de negócios Infradigital, da Infracommerce.

Gatilhos Mentais: saiba como usar no Marketing Digital

Os gatilhos mentais do Marketing são estratégias psicológicas utilizadas para influenciar o comportamento das pessoas e estimular a tomada de decisões. Eles se baseiam em princípios fundamentais do funcionamento da mente humana e exploram padrões de comportamento previsíveis.
Neste texto, você vai entender o que são gatilhos mentais e a importância de usá-los em suas estratégias para o Marketing Digital. Além disso, separamos exemplos de frases com gatilhos mentais para vendas, para serem aplicados de forma mais efetiva. Confira!

O que são Gatilhos Mentais?

Ao entender os principais fatores que influenciam as escolhas dos consumidores e utilizá-los de forma ética e transparente, é possível projetar estratégias de marketing mais persuasivas.
Dessa forma, os gatilhos mentais aproveitam padrões psicológicos comuns, como o medo de perder uma oportunidade, para influenciar a finalização da compra, cadastro na newsletter, baixar um e-book, etc.

Tipos de gatilhos mentais

Descubra mais sobre os principais gatilhos mentais utilizados no Marketing Digital, individualmente. Assim, será possível compreender a sua influência no comportamento das pessoas. Confira!

Escassez

Explora o medo de perder uma chance única. Ao destacar a limitação de quantidade de um produto ou serviço, cria-se um senso de desejo nos consumidores, incentivando-os a agir antes que a oportunidade acabe. Veja, abaixo, alguns exemplos:
“Últimas unidades!”;
“Apenas 5 peças restantes! “;
“Oferta limitada: apenas para os primeiros 50 clientes!”.

Urgência

Cria um senso de prazo ou necessidade imediata. Ao estabelecer um limite de tempo para uma promoção ou destacar a urgência da situação, é possível motivar os consumidores a agirem rapidamente, superando a tendência à procrastinação. Confira os exemplos:
“Promoção válida somente hoje!”;
“Desconto de 50% por tempo limitado!”;
“Promoção relâmpago. Corra!”.

Autoridade

Trabalha com a confiança que as pessoas têm em especialistas da área ou figuras de renome, como digital influencers. Ao destacar credenciais, prêmios ou certificações, as empresas conquistam credibilidade. Veja:
“Recomendado por especialistas em saúde e bem-estar”;
“Faça como (nome de pessoa famosa) e use o nosso produto!”;
“A marca líder em tecnologia no mercado”.

Reciprocidade

Explora o desejo de retribuir uma ação, criando um sentimento de gratidão. Ao oferecer brindes, amostras grátis ou conteúdos valiosos, é possível conquistar a fidelidade dos consumidores. São exemplos:
“Baixe nosso e-book gratuitamente e receba dicas exclusivas!”;
“Aproveite um teste grátis por sete dias”;
“Receba um brinde especial ao fazer sua primeira compra conosco”.

Prova Social

Ao exibir depoimentos, avaliações positivas e números de clientes satisfeitos, as empresas mostram que seu produto ou serviço é valorizado por outras pessoas, e isso pode influenciar as escolhas de novos compradores. Veja:
“Nossos clientes adoram! Veja o que eles têm a dizer:”;
“Mais de 10.000 avaliações positivas”;
“Junte-se aos milhares de clientes satisfeitos”.

Novidades

Explora o fascínio humano pelo novo e desconhecido. Ao destacar os aspectos únicos ou recentes de um produto, ou serviço, as empresas despertam o interesse e a curiosidade dos consumidores. Confira:
“Descubra as últimas tendências com esta coleção”;
“Confira esse lançamento exclusivo!”;
“Seja o primeiro a experimentar o nosso produto”.

Vale ressaltar

Lembre-se que é fundamental usar os gatilhos mentais de forma honesta, sempre respeitando o seu público. Isto porque a credibilidade e a confiabilidade são essenciais para estabelecer uma relação duradoura.

A transparência genuína é a chave para construir essa confiança sólida. É por meio dessa confiança que as empresas podem alcançar resultados positivos, aumentando o engajamento, impulsionando as vendas e construindo relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes.

Não se trata apenas de vender, mas de criar conexões genuínas que perduram no tempo.

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